Manoel Vitorino e as surpresas nas eleições 2018, confira quem se saiu melhor!


Quem se saiu melhor nas eleições 2018 em Manoel Vitorino, qual a força política do município conseguiu dar mais votos aos deputados?

Uma eleição diferente, voto fácil e oculto, assim foi a eleição 2018 em Manoel Vitorino, surpreendente, pra não dizer surreal.

Pela manhã nas seções eleitorais eram notório os rostos desconhecidos, nas ruas, veículos com placas de Jequié, Poções e Vitória da Conquista, isso se dar porque há muitos conterrâneos que já não moram aqui a muitos anos, mas, continuam votando no município e outros que nem são do município mas tiveram seu título eleitoral transferido para o município por algum vereador na última campanha.

Isso explica por exemplo a votação surpresa do deputado estadual Euclides Fernandes (PDT), que não houve se quer distribuição de santinho no município, nos locais de votação não se via se quer uma preguinha no eleitor e quando abre as urnas o deputado tem, em sua totalidade no município 1.857 votos.

Zé Cocá (PP), foi outro candidato que teve expressiva votação em Manoel Vitorino e isso também se deve a votação vinda de Jequié, já que o candidato era um dos favoritos do Jequieense. Apoiado pelos vereadores Vinicius Costa e Genival Alves, Zé Coca emplacou 1.752 votos. Na última segunda-feira (09), o então candidato eleito a deputado estadual, esteve em Manoel Vitorino juntamente com o locutor da 95 FM, Ivan Azevedo, para agradecer os votos recebidos no município.

Ainda na esfera estadual, Marcelo Veiga, candidato do prefeito Heleno Vilar conseguiu emplacar 1.764 votos no município de Manoel Vitorino. Marcelo Veiga era um tanto desconhecido da população Manoel-vitorinense, a expressiva votação no município se deve exclusivamente em ser o candidato do prefeito.

Rosemberg Pinto também alcançou seu nível de surpresa no município, apoiado exclusivamente pela secretária de saúde Jocinha Lima, que na última eleição somou 418 votos na disputa de uma vaga na câmara municipal, Jocinha conseguiu dar a Rosemberg 548 votos, demostrando assim, que continua viva na política municipal.

Mas quem mostrou que continua com muita bala na agulha foi o prefeito Heleno Vilar que, conseguiu emplacar a façanha de 3.061 votos para o deputado federal Antônio Brito. Em 2014, o deputado federal Antônio Brito teve 2.379 votos em Manoel Vitorino, este ano Brito foi o federal mais votado no município com 1.171 votos a mais do que o federal apoiado pela oposição.

Ainda na esfera federal, o deputado Josias Gomes alcançou expressiva votação em Manoel Vitorino, o candidato apoiado por Lenilton Lopes e Robson Vilar conseguiu 1.890 votos.

Elisângela Araújo foi a candidata apoiada pelos membros da agricultura familiar, de acordo com informações as regiões de lavandeira, terra do vereador Genival Alves, um dos apoiadores da candidata, e região do Poço da Pedra foram as que mais ajudaram a petista, além da casadinha com o estadual Zé Cocá somaram 802 votos para Elisângela Araújo, que, não conseguiu se eleger.

Levy Barros | Jornalista

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Dê sua opinião com responsabilidade!